Betim registra queda de quase 20% nos crimes violentos no primeiro quadrimestre de 2025 3j2s46

50-05-2025Foto: Divulgação

Betim reduziu significativamente os índices de crimes violentos nos quatro primeiros meses de 2025. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o município registrou 307 ocorrências entre janeiro e abril, contra 376 no mesmo período do ano ado - o que representa uma queda de 18,4% em delitos como estupro, extorsão, roubo e sequestro.

A comparação mês a mês também evidencia a queda:

• Janeiro: de 95 para 89 casos (-6,31%)

• Fevereiro: de 85 para 66 (-22,35%)

• Março: de 93 para 81 (-12,9%)

• Abril: de 103 para 71 (-31%)

Avaliação do Observatório de Segurança Pública - da Secretaria Adjunta de Segurança Pública - aponta que uma das ações que contribuíram para a diminuição no número de crimes violentos na cidade foi a implantação do Centro Integrado de Operações (COP). Inaugurado pela prefeitura em maio de 2024, o COP conta com 69 câmeras do sistema Olho Vivo e 66 câmeras LPR (License Plate Recognition), que fazem leitura automática de placas em diversos pontos da cidade. As imagens são acompanhadas em tempo real pelas forças de segurança.

Em um ano de funcionamento, o COP identificou e possibilitou a prisão de seis indivíduos com mandado em aberto, rastreou e recuperou 29 veículos furtados ou roubados e levou à prisão de outros 20 suspeitos que transitavam em veículos com ocorrência. Também permitiu a prisão de três homens que haviam roubado um transeunte e de um indivíduo flagrado furtando um estabelecimento comercial.

Monitoramento 24 horas
O Centro Integrado de Operações funciona 24 horas e reúne equipes da Guarda Municipal, da Guarda Patrimonial, da Defesa Civil, do Samu, da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Também é no COP que chegam os chamados à Guarda Municipal (pelo 153) e à Defesa Civil (pelo 199).

O objetivo é centralizar, em um mesmo espaço, as ações de monitoramento e resposta às ocorrências, garantindo mais agilidade na comunicação entre os órgãos e mais eficiência no atendimento à população. O sistema também possibilita atuações preventivas e mais integração entre as forças de segurança, o que reforça a proteção aos moradores da cidade.

Investimentos que geram resultados
Para o secretário adjunto de Segurança Pública, Anderson Reis, os investimentos realizados pela atual gestão têm impacto direto na redução da violência. “A prefeitura tem feito importantes aportes visando à redução da violência. Entre eles, estão a aquisição de novos equipamentos, viaturas e armamentos para a Guarda Municipal, o que amplia sua capacidade de atuação. Além disso, fortalecemos a atuação conjunta das forças de segurança por meio de parcerias como a que ocorre no COP, que permite respostas mais rápidas e eficientes às ocorrências, prevenindo situações de maior gravidade”, afirma.

Adicionar comentário 4132u

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente